Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas é a aplicação de uma série de conhecimentos e técnicas administrativas voltadas para o gerenciamento das relações das pessoas com as organizações. Trata-se de uma área fundamental na administração de qualquer empresa, uma vez que os empresários precisam saber gerir as suas equipes da melhor maneira possível, para que consigam atingir todos os seus objetivos.
A Gestão de Pessoas é baseada em 5 pilares. São eles:

– Motivação: uma equipe motivada é uma equipe engajada e mais produtiva, que desempenha com facilidade novas tarefas e mantém a harmonia na empresa. É fundamental para um gestor sempre mostrar que cada funcionário é importante e que o desempenho de cada um é imprescindível para o bom andamento dos negócios.
– Comunicação: sem um diálogo transparente e claro, muitas informações de extrema importância podem ser ignoradas e não transmitidas, prejudicando o crescimento da empresa. Além disso, a boa comunicação pode garantir uma melhor expansão dos recursos humanos nas ações da empresa, evitando erros de interpretação e avaliação por parte dos funcionários.
– Trabalho em Equipe: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. Essa frase de Michael Jordan diz muito sobre a importância do trabalho em equipe em uma determinada organização. O bem da equipe e o bem da empresa precisam estar acima de qualquer vaidade. Todos os profissionais devem colaborar, juntos, para o desenvolvimento da organização.
– Conhecimento e Competência: um bom gestor de pessoas sempre deve desenvolver em suas organizações a cultura do conhecimento, incentivando os seus funcionários a se desenvolverem tecnicamente e intelectualmente, de forma constante. Um profissional com conhecimento e desenvolvimento de competências é um profissional muito mais preparado para lidar com qualquer desafio do cotidiano.
– Treinamento e Desenvolvimento: equipes de alto rendimento estão sempre participando de cursos e workshops para se desenvolverem profissionalmente. O objetivo deste pilar é incentivar os profissionais na busca pelo aprimoramento profissional, para que eles possam apresentar um rendimento cada vez melhor na realização das tarefas.

As empresas são movidas por resultados que, por sua vez, são movidos por pessoas. Uma equipe com funcionários determinados e focados em fazer o que precisa ser feito é a base para que uma determinada empresa alcance seus objetivos. E por isso, é imprescindível que os empresários saibam como gerir bem as suas equipes. A Gestão de Pessoas, quando bem trabalhada e desenvolvida, pode trazer inúmeros benefícios que colaboram para o crescimento das empresas, como uma melhor produtividade dos funcionários, o estímulo ao trabalho em equipe, a retenção de profissionais talentosos, relações mais próximas de trabalho e a redução dos gastos da empresa.
Com o passar dos anos, a Gestão de Pessoas passou a ser cada vez mais importante para as organizações, devido à necessidade de se contar com equipes motivadas, produtivas e eficientes. Apesar disso, atualmente, o setor tem enfrentado novos desafios, que precisam ser enfrentados pelas empresas.
Diferentes tipos de personalidade sempre vão existir entre os profissionais de uma determinada organização. E é fundamental que o gestor saiba como lidar com essas personalidades, pois as pessoas têm diferentes modos de ser e de agir. Além disso, equipes compostas por pessoas de diferentes gerações podem ser um problema, pela diferença na maneira como essas pessoas enxergam o mundo. Por isso, é fundamental que o gestor encontre maneiras de entender e de lidar com essas diferenças e vaidades, e faça com que cada membro da empresa entenda que o bem do todo é mais importante do que qualquer individualidade.

Contato

Imprensa

imprensa@cledsonbernardo.com.br